Governo devia gastar melhor antes de criar impostos
É difícil saber o que é mais difícil: engolir mais um imposto ou passar por cima das contradições do governo. Vamos lembrar algumas dessas contradições: o governo, no começo do ano, aumentou o IOF e a contribuição social sobre o lucro das empresas, exatamente para compensar parte da perda com a CPMF.
A Receita Federal está registrando recordes de arrecadação ? tanto que está dando presentes a empresários com esse excesso. Com a nova política industrial, por exemplo, o governo vai dar R$ 20 bilhões em desconto de impostos para as empresas em três anos. E ainda vai criar um fundo para ajudar as empresas no exterior.
Além disso, imposto não pode ser criado por lei complementar. O governo pode dizer que não é imposto; é contribuição. Mas é bom lembrar que a proposta de reforma tributária do próprio governo acaba com todas as contribuições.
Ninguém aqui é contra imposto porque sem eles não há Estado, mas no Brasil, desde 1995 a carga tributária subiu todos os anos. O contribuinte está sufocado. O governo precisa usar melhor o dinheiro que sai do nosso bolso diariamente para os cofres públicos.