Receita libera consulta a lote do IR por engano e suspende
As consultas ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008 (IRPF), ano-base 2007, foram liberadas nesta quarta-feira, 4, por um engano pela Receita Federal, sendo suspensas logo após a constatação do erro. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, houve um equívoco por parte de funcionários da RFB ou do Serpro (Serviço de Processamento de Dados) que estavam manipulando a página da Receita na internet.
Em conseqüência, algumas pessoas que estavam arriscando a consulta teriam visto seus nomes como contempladas no primeiro lote, cujos pagamentos serão feitos a partir do próximo dia 16 de junho. Conforme o supervisor nacional do IR, essas informações já foram retiradas da página.
As consultas ao lote serão liberadas oficialmente a partir da próxima segunda-feira, 9, às 8 horas. O calendário com as datas para o pagamento dos próximos lotes são 15 de julho, 15 de agosto, 15 de setembro, 15 de outubro, 17 de novembro e o último, no dia 15 de dezembro.