icon
(47) 3326-3677

Blumenau / SC

icon
Atendimento

Segunda à Sexta
8h às 12h - 13h às 17h30

icon
Área Restrita

Exclusiva para Clientes

26/06/2008

PF prende 17 suspeitos de sonegação de impostos

Dezessete pessoas foram presas ontem pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento em uma quadrilha de evasão de divisas e lavagem de dinheiro no Ceará.
Os crimes aconteciam sobretudo para a sonegação de impostos, mas existe a suspeita de que o dinheiro lavado poderia ser também usado para a montagem de caixa dois de campanhas eleitorais, segundo o delegado que coordenou a ação, Thomas Wlassak.
Das prisões, 15 aconteceram em Fortaleza e duas em São Paulo. Outras duas pessoas estavam foragidas até o final da tarde de ontem -uma delas é um estrangeiro que mora no Ceará, mas que havia viajado ao exterior. A PF não divulgou os nomes dos presos nem de outros suspeitos que possam ter se beneficiado do esquema.
Segundo Wlassak, que representa a Interpol no Ceará, a quadrilha funcionava por meio de doleiros não credenciados ao Banco Central, que conseguiam liberar recursos em contas no exterior ou no país, segundo a necessidade do cliente, sem que o dinheiro fosse rastreado pelo sistema financeiro nacional. O esquema é conhecido por "dólar-cabo", em que não há movimentação física de valores.
Os clientes desses doleiros eram geralmente empresários de médio e grande porte.