icon
(47) 3326-3677

Blumenau / SC

icon
Atendimento

Segunda à Sexta
8h às 12h - 13h às 17h30

icon
Área Restrita

Exclusiva para Clientes

04/09/2008

Super Simples reduz carga tributária em até 70%

Ney Flávio Meirelles - especial para O Globo Online

RIO - O Super Simples mudou a vida das micro e pequenas empresas no Brasil. Vários empresários tiveram uma redução de até 70% na sua carga tributária, logo no primeiro ano de implantação do novo imposto - o regime unifica o pagamento de oito tributos para empresas que faturam até R$ 2,4 milhões por ano - e muitas empresas conseguiram, por conta disso, aumentar investimentos, contratar mão-de-obra e reduzir a burocracia.

É o caso, por exemplo, de Lêda Maria de Santana Jesus, dona de uma rede de bares e restaurantes na região de Niterói, Estado do Rio de Janeiro.

- Antes, tinha de pagar os impostos, cada um em dias e guias diferentes, corria um sério risco de pagar multa por atraso. Hoje, tive a redução das alíquotas e também da burocracia, facilitando em muito a minha vida - disse Lêda.

O Super Simples criou um regime de tributação no qual engloba seis impostos federais, um estadual e um municipal em uma só guia e, com isso, fez também com que se reduzissem os gastos das empresas com contadores.

- A guia única não só criou a facilidade para o pagamento dos impostos, mas também ajuda o trabalho da contabilidade, que agora é feito de maneira mais simples e objetiva. Essa lei vem trazendo benefícios há um ano, desde que foi implementada. Dá aos empresários a possibilidade de ter fôlego para investir, contratarem mais empregados e expandir suas empresas - explicou Andréa Cocramo, gerente de políticas públicas do Sebrae-RJ.

Para ela, esse é o principal motivo pelo qual está havendo uma grande aceitação por parte dos empresários ao Super Simples.

Outro indicativo da boa aceitação do sistema pelas micro e pequenas empresas está no aumento da adesão ao regime pelas empresas novas, que pode ocorrer a qualquer época do ano, enquanto que as empresas em atividade devem esperar até janeiro. Levantamento do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) revela que o total de adesões em julho último foi de 35,6 mil, enquanto, no mesmo mês de 2007, quando o Super Simples entrou em vigor, 15,7 mil fizeram a opção.

André Perrotta Binnios, dono da BL Marketing Promocional - uma empresa que organiza eventos, constrói cenários e edita revistas para empresas - é outro entusiasta do Super Simples. Com a redução de 70% da carga tributária de sua empresa, logo no primeiro ano de adesão ao Super Simples, ele pôde criar uma série de novos departamentos na empresa que impulsionaram o seu negócio.

- Com essa redução da carga tributária pude oferecer um preço mais competitivo aos meus clientes. Consegui abrir, inclusive, um segmento para licitações públicas, contratando uma pessoa para cuidar disso e poder aproveitar as facilidades que os governos oferecem agora às micro e pequenas empresas. Renovei os equipamentos de informática, adquiri mais rádios e comprei um servidor de internet, enfim, minha empresa cresceu e muito com o Super Simples - relatou André Binnios.

Outra vantagem apontada é a questão do tempo. Claudio Oliveira, dono da Tec Solutions, uma empresa de informática disse que a adesão do Super Simples, além de todos os benefícios com redução de impostos e diminuição da burocracia, evita as enormes filas nos bancos.

- Perdia um tempo grande correndo de banco a banco para pagar as oito guias, em bancos diferentes, muitas vezes. Hoje, pago tudo pela internet. Realmente, o Super Simples faz jus ao nome, simplificou a vida de muita gente, sobretudo a minha - finalizou Claudio Oliveira.