Foz sediará 3o Encontro Paranaense da Mulher Contabilista
?A mulher contabilista no atual contexto social? é o tema do 3o. Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, que será aberto nesta quinta-feira, dia 18, no Mercore Grand Hotel Internacional. De acordo com a empresária Elizangela De Paula Kuhn, conselheira do CRCPR - Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, e integrante da coordenação social do evento, o encontro deverá reunir cerca de 400 mulheres de todo o estado e também de outras regiões do país.
De acordo com a programação, o encontro será aberto às 19h30, com a presença da presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Maria Clara Cavalcante Bugarim, do presidente do CRCPR, Paulo César Caetano de Souza, e representantes das delegacias do CRCPR de vários municípios.
Na sexta-feira, dia 19, serão realizadas quatro palestras. A primeira, a ser realizada às 8h45, versará sobre Educação Financeira Pessoal, estará a cargo de Altemir Farinhas. ?Estilo de Gestão e o Diferencial Feminino? é o tema da segunda palestra do encontro, a ser proferida por Margaret Mussoi Groff.
?Aprenda a gerenciar a sua carreira? será o tema da penúltima palestra do evento, que será proferida por Adriana Ferrareto. Maurício de Souza será o último palestrante do encontro e abordará o tema Marketing Pessoal.
Conforme Elizangela, que também exerce a função de vice-presidente Administrativa da ACIFI ? Associação Comercial e Industrial de Foz, estão programadas ainda para o encontro, dinâmicas de grupo, sorteio de brindes e dois shows artísticos, um deles com o humorista Diogo Portugal.
?No final do encontro será feito o anúncio da cidade-sede do IV Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, a ser promovido em 2010?, destacou a conselheira.
Crescimento feminino
De acordo com o delegado do CRCPR em Foz, Derseu De Paula, o encontro evidencia a importância da mulher no segmento. ?Atualmente, a mulher ocupa cada vez mais seu espaço no setor contábil, cerca de 29% de toda a categoria?, acentua o delegado. As contabilistas formadas somam 145 mil num universo de 396 mil profissionais em todo o país. E nos cursos de Ciências Contábeis, o número de acadêmicas já supera o de homens. No Paraná, são 7,8 mil contabilistas para pouco mais de 26,6 mil profissionais.
?Pela primeira vez na história da entidade, a presidência do Conselho Federal de Contabilidade é exercida por uma mulher, Marica Clara Bugarim?, destacou De Paula.
Eventos paralelos
Durante o Encontro da Mulher Contabilista, o CRCPR realizará duas reuniões em Foz. A primeira do Conselho Diretor do CRCPR, às 19 horas desta quarta-feira. A segunda será a plenária do conselho, às 9h30 de quinta-feira. Antes disso, às 9 horas, haverá a plenárias do TRED/CRCPR.
As câmaras de Controle Interno, de Registro, de Desenvolvimento Regional e de Ética e Disciplina também promoverão plenárias durante o encontro.
O 3o. Encontro Paranaense da Mulher Contabilista é promovido pela Comissão Permanente da Mulher Contabilista do CRCPR e Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), e conta com o apoio do CFC ? Conselho Federal de Contabilidade; do SINCOFOZ ? Sindicato dos Contabilistas de Foz; SESCAP-PR ? Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoria, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná; da Fenacon - Federação das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoria, Perícias, Informações e Pesquisas; Itaipu Binacional e Domínio Sistemas.
(ACIFI)