BBKO e parceiros criam Central SAP IFRS para instituições financeiras
por VC Informa
Notícia enviada por Paula Munhoz
(paula@presstexto.com.br)
BBKO Consulting, parceria oficial SAP, anunciou que já está disponível a solução Central SAP IFRS para atender o mercado na implementação da norma contábil. Em parceria com o Grupo FBM e Lógica, o objetivo é suportar demanda dentro do prazo legal e oferecer a solução com custo compartilhado.
A Central SAP IFRS é composta por uma solução pré-configurada, que contém pontos comuns dos bancos que ficam entre 60% e 70% das solicitações; os 30% restantes referem-se a formatos diferenciados e particularidades de cada instituição e serão construídos no decorrer do projeto atendendo cada cliente de forma personalizada. A ferramenta usada é o software da SAP, módulo Bank Analyser, que já está em uso na Europa, onde o IFRS vigora desde 2005.
O Grupo FBM já possui know how de implementação da norma contábil em toda a Europa. A parceria de negócios entre BBKO, Grupo FBM e Lógica vai atender às publicações do Banco Central do Brasil (BACEN) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM), criando um modelo adequado ao Brasil.
O grupo de parceiros já desenvolveu uma série de apresentações e eventos da solução em bancos e em comitês de IFRS em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte, para um público de CIO´s, CEO´s e CFO´s.
De acordo com Tânia Leal, diretora de Financial Services and Insurance da BBKO, o objetivo do grupo resume-se em auxiliar o mercado neste momento de crise, no qual as instituições precisam dar atenção ao monitoramento da situação mundial. Neste cenário, o IFRS passou a ter uma maior visibilidade e como o prazo da Lei 11.638 já está próximo, a Central SAP IFRS, atendendo 70% das exigências, entra no mercado com agressividade e se torna uma ferramenta de auxílio na implementação da convergência contábil.
?O IFRS neste momento é essencial para dar a visibilidade e a transparência que o mercado exige. Quem sair na frente estará em posição de vantagem. Podemos garantir que as instituições que adotarem à Central SAP IFRS ficarão tranqüilas quanto ao cumprimento das datas e com a excelência necessária para tratar este assunto?, enfatiza Tânia.