icon
(47) 3326-3677

Blumenau / SC

icon
Atendimento

Segunda à Sexta
8h às 12h - 13h às 17h30

icon
Área Restrita

Exclusiva para Clientes

11/12/2008

Mercosul cria fundo para pequenas e médias

Agência Brasil

BRASÍLIA - Após um semestre de negociações, o Fundo para Pequenas e Médias Empresas do Mercosul, proposto pelo Brasil, será finalmente lançado durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, marcada para o dia 16, em Salvador. O fundo contará com US$ 100 milhões para serem usados como garantia na obtenção de financiamentos em uma futura rede de bancos públicos e privados credenciados nos quatro países do bloco: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

A verba será administrada por um comitê formado pelos governos desses países. O Brasil entrará com a maior parte dos recursos. A participação será a mesma do Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) 70% do Brasil, 27% da Argentina, 2% do Uruguai e 1% do Paraguai. No entanto, cada país terá direito a 25% do montante, para uso como garantia em empréstimos concedidos a pequenas e médias empresas envolvidas em projetos de integração produtiva com os países vizinhos.

Os pequenos empreendimentos, que são responsáveis por 90% do Produto Interno Bruto (PIB), brasileiro e empregam 2 milhões de pessoas, são os grandes ausentes do processo de integração. "Estamos procurando criar um estímulo para que pequenas e médias empresas desenvolvam iniciativas de integração produtiva", explica o diretor do Departamento do Mercosul do Itamaraty, ministro Bruno Bath. Outro tema acelerado pelo Brasil durante a presidência temporária para anúncio em Salvador é o fim da dupla cobrança da tarifa externa comum (TEC), considerado fundamental para a criação da futura união aduaneira.