Inflação na meta mostra que política monetária está no caminho certo, diz BC
O cumprimento da meta de inflação indica que a política monetária adotada nos últimos cinco anos está correto, afirmou o Banco Central em nota divulgada nesta sexta-feira.
"O cumprimento da meta de inflação dos últimos cinco anos mostra que o Banco Central está no caminho certo. A política monetária adotada pelo BC é adequada para reservar o poder de compra da população e a manutenção do ganho real dos salários. Estes são os principais dividendos da estabilidade."
A inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechou 2008 com alta de 5,90%, acima dos 4,46% observados no ano anterior. É o maior resultado desde 2004, quando a inflação havia ficado em 7,60%.
O resultado ficou dentro do limite da meta estipulada pelo BC (Banco Central), de 4,50%. O BC trabalha com um teto de 2 p.p., para cima ou para baixo.
O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou hoje que o IPCA registrado em dezembro abre espaço para a redução dos juros no país. Mantega afirmou também que está "satisfeito" com o fato de o indicador ter fechado 2008 sem estourar a meta de inflação fixada para este ano pelo governo.
"Eu fiquei muito satisfeito com o resultado do IPCA. Vocês se lembram que eu dizia que a inflação ia ficar dentro das metas. Nós conseguimos manter a inflação de 2008 dentro das metas estabelecidas. Passamos por essa turbulência, pelo choque de commodities, mantendo a inflação sob controle. Isso dá um espaço importante para a redução dos juros no país", afirmou o ministro.