Nome ?sujo? deixa de ser barreira para empréstimo
Pessoas e empresas poderão tomar empréstimos bancários mesmo tendo seus nomes em listas de maus pagadores, como as do Serviços de Proteção ao Crédito. A autorização foi dada pelo CMN, que antes proibia que bancos concedessem empréstimos para quem estivesse com o ?nome sujo?. ?Com a medida, o banco ficava impedido de conceder crédito a pessoas que julgava em condições de recebê-lo?, afirma o diretor de Normas do Banco Central, Sérgio Darcy.
Antes, uma resolução do CMN proibia os bancos de ?realizar operações com clientes que possuam restrições cadastrais? e com ?clientes emitentes de cheques sem a necessária provisão de fundos?. Essas restrições foram suspensas.
?O banco precisa saber que o cliente tem alguma restrição, para poder avaliar a situação. Mas [a concessão de crédito] vai ficar a critério de cada instituição financeira?, diz. Segundo o diretor do BC, muitos bancos se mostram dispostos a emprestar dinheiro para quem tem o nome em alguma dessas listas, desde que o devedor apresente garantias suficientes para receber o crédito. Darcy afirmou que um dos motivos para a adoção da medida foi um pedido do Banco do Brasil, que estaria tendo dificuldades em expandir suas operações na área de microcrédito devido às restrições impostas pela resolução do CMN.
Diário do Nordeste