icon
(47) 3326-3677

Blumenau / SC

icon
Atendimento

Segunda à Sexta
8h às 12h - 13h às 17h30

icon
Área Restrita

Exclusiva para Clientes

14/05/2009

Demanda de empresas por crédito tem alta de 5,2% em abril, diz Serasa

SÃO PAULO - A demanda de empresas por crédito no País teve significativo aumento no mês de abril, mas ainda está longe dos patamares registrados no início do ano passado, período anterior à crise financeira mundial, apontou o indicador da Serasa Experian, que calcula pedidos de financiamento por meio de consulta aos CNPJ de 1,2 milhão de empresas. A procura por crédito no mês passado teve alta de 5,2% em relação a março deste ano. Ainda que positivo, o resultado não foi suficiente para diminuir a queda da demanda em comparação ao período anterior à recessão internacional, quando o recuo foi de 13% em comparação a abril de 2008. No acumulado dos primeiros quatro meses de 2009, a baixa chegou a 8,4% ante o mesmo período de 2008.

Entre as regiões do País consultadas pela Serasa, a Norte apresentou maior crescimento na demanda das empresas em abril deste ano, com alta de 18,5% ante o mês anterior. O resultado positivo foi seguido pela Região Sudeste, que apresentou alta de 7,1%. De acordo com a análise de economistas da empresa, a Região Norte alcançou no mês passado a mesma procura por crédito registrada no mesmo período do ano passado, recuperando-se da crise de falta de crédito enfrentada pelo País durante a recessão.

Ainda segundo os economistas, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para motocicletas e para os produtos eletrodomésticos estão entre os fatores que explicam a elevação da demanda por crédito das empresas, uma vez que a presença da atividade industrial tanto no Norte como no Sudeste é marcante.

Na análise por setor, Indústria foi o responsável por puxar a elevação da demanda por crédito em abril, registrando aumento de 7,8% em relação ao mês anterior. Outro setor que apresentou destaque no indicador foi Comércio, que avançou 5,6% no mesmo período de análise, seguido por Serviços, que cresceu 3,9%.

Já na análise por porte da empresa, os micro e pequenos negócios tiveram boa recuperação em abril em relação ao mês anterior, com elevação de 5,6% na demanda por crédito. O bom resultado, contudo, não foi suficiente para tirar a liderança do segmento na queda da procura por financiamento no primeiro quadrimestre de 2009, de 8,7% ante o mesmo período de 2008. O recuo foi seguido pelas médias e grandes empresas, que tiveram queda de 4,4% e 1,2%, respectivamente.