Contabilistas farão atendimento gratuito ao empreendedor individual
Brasília - Os candidatos a Empreendedor Individual vão contar com a orientação gratuita de profissionais daquelas empresas de contabilidade que já aderiram ao Simples Nacional. A lista dos contabilistas que prestarão o serviço aos futuros empreendedores já está disponível no site da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas - http://www.fenacon.org.br/esc-simples.php) e também poderá ser acessada pelo Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br).
O contabilista ficará responsável por prestar informações sobre a nova categoria empresarial e assessorar o autônomo até a formalização completa da empresa. O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, explica que os escritórios que optaram pelo Simples Nacional estão obrigados a atender, gratuitamente, os interessados em formalizar uma atividade. ?Quem se recusar a atender poderá ter como sanção a sua retirada do Simples?, informa Pietrobon.
Já os contadores autônomos e as empresas contábeis não enquadradas no Simples Nacional não estão sob essa obrigação, mas, segundo Pietrobon, seria importante o apoio de toda a sociedade civil para que mais profissionais saiam da condição de informal e possam ser considerados legalmente constituídos. Ele ressalta que o empreendedor individual de hoje pode se tornar uma microempresa, uma pequena empresa e até uma média empresa a longo prazo, tornando-se assim futuros clientes desses contadores.
O candidato a Empreendedor Individual terá a oportunidade de sair do escritório contábil já com um número de CNPJ da sua empresa gerado no Portal do Empreendedor, além das guias de pagamento da respectiva contribuição. ?Ele já sai com tudo emitido. Só terá de procurar o contador novamente um ano depois para emitir novas guias e fazer a declaração anual de ajuste do Imposto de Renda?, explica o presidente da Fenacon.
Em parceria com o Sebrae, a Federação treinará cerca de 15 mil profissionais para atuar durante a fase inicial de implementação do Empreendedor Individual.