Débito sem boleto é mais ágil
Paula Cunha
Durante a reunião do SCPC, o superintendente de tecnologia da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Paulo Roberto Lima, apresentou o Débito Direto Autorizado (DDA), ferramenta criada e desenvolvida pela entidade para eliminar o grande volume de impressão de contas a pagar. Com a nova opção, os clientes podem ter acesso a seus débitos pela internet, pelo telefone e no caixa eletrônico, e quitá-los por meios eletrônicos.
Segundo Lima, as contas que poderão ser visualizados com o novo sistema são as que atualmente são cobradas na forma de boletos bancários, como as mensalidades escolares, planos de saúde, taxas de condomínio e financiamentos de imóveis, que não podem ser inseridos no débito automático, como as contas de serviços.
Lima acrescentou que o ciclo de cobrança com o boleto de papel dura, atualmente, de sete a oito dias para ser efetuado. No novo sistema, ele vai durar, no máximo, dois dias.
O DDA foi criado e desenvolvido pela Febraban, pela Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e Associação Nacional de Bancos (Asbace), com o apoio do Banco Central (BC).
O novo sistema, que será oficialmente lançado no dia 19 de outubro, contribuirá para economizar o papel da impressão de cerca de 5 milhões de documentos bancários pela Febraban e outros 2 milhões de bloquetos que circulam mensalmente em todo o País. Lima lembra que esses últimos foram criados na década de 80 e aperfeiçoados nos anos 90.
Por meio do novo sistema, a pessoa física ou empresa cobradora cadastra-se como sacado eletrônico nos bancos em que possuem conta. Assim, eles poderão visualizar eletronicamente o boleto e o correntista decide quando e como efetuará o pagamento, por meio de senha numérica que funciona nos mesmos moldes das chaves de segurança.
Segundo o representante da Febraban, a entidade realizou pesquisas para desenvolver o projeto e constatou que, atualmente, os meios de pagamento que mais crescem no Brasil são os cartões de débito e crédito, de acordo com o BC.
Vantagens ? Outros benefícios do novo sistema são a eliminação dos problemas de extravios de correspondências, erros de leitura dos códigos de barras e custos de arquivamento dos bloquetos. O cliente pode consultar os documentos quando necessitar.
Os estudos da Febraban também apontam que a solução será benéfica para as pequenas e médias empresas, que dependem, hoje, totalmente dos bloquetos para efetuar seus pagamentos.
Com o DDA, a economia de papel estimada poupará 374,4 milhões de árvores, 1 bilhão de litros de água e 46 milhões de kW/hora de energia, além da redução da emissão de dióxido de carbono.