Contabilidade - Governança corporativa - Esclarecimentos
O termo ?governança corporativa? é relativamente novo no Brasil.
Nos países desenvolvidos, seu estudo teve início a partir dos anos 90. Os precursores do tema foram Estados Unidos e Europa (mais especificamente a Inglaterra).
A governança corporativa surgiu, basicamente, para estabelecer regras de relacionamento entre acionistas controladores, acionistas minoritários e administradores.
Muitos entendem que a governança corporativa representa a regulamentação da estrutura administrativa da sociedade anônima, que se dá por meio do estabelecimento dos direitos e deveres dos vários acionistas e da dinâmica e organização dos poderes. Nessa linha, e segundo informações que constam no site do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. Além disso, as suas boas práticas têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.