icon
(47) 3326-3677

Blumenau / SC

icon
Atendimento

Segunda à Sexta
8h às 12h - 13h às 17h30

icon
Área Restrita

Exclusiva para Clientes

15/10/2009

Setor público dá início à convergência contábil

SÃO PAULO - Com o Sistema Federal de Contabilidade, o governo do País dá os seus primeiros passos no processo de convergência aos padrões internacionais com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Decreto nº 6.976. ?Os demonstrativos contábeis do setor público alinhado com as normas brasileiras trazem a este atual momento uma sinergia entre um órgão de classe e o governo", afirmou o coordenador-geral de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó.


O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) iniciou o movimento no setor privado ao instituir, em 2007, o Comitê Gestor de Convergência. O grupo nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio da reforma contábil e de auditoria que resultasse em uma maior transparência das informações financeiras e no aprimoramento das práticas profissionais, dos setores privado e público.


Para Feijó, o governo pegou carona nesta operação e atentou para a necessidade da adequação contábil. ?O presidente está agora finalizando o processo para que o setor público busque a convergência aos padrões internacionais, visando editar normativos e adotar procedimentos viáveis à economia pública".


De acordo com Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do CFC, este é um marco para o País: ?A portaria do Ministério da Fazenda deu início ao processo que permite que o setor público se adéque às normas internacionais e se encaminhe para a transparência de que a contabilidade mundial necessita?, comemora.