Falta de mão-de-obra especializada leva empresários a criar escola para profissionais da área de contabilidade
A carência de profissionais qualificados e especializados na área da contabilidade levou um grupo de empresários contábeis de Florianópolis a criar a Alfateg Treinamentos, uma escola destinada à capacitação de mão-de-obra voltada para o segmento e focada em experiências práticas. A ideia surgiu justamente a partir da dificuldade encontrada por empresários do setor em encontrar no mercado de trabalho profissionais aptos a desenvolverem com eficiência a atividade. Atualmente, Santa Catarina conta com 55 cursos, entre técnicos e de graduação, ligados à área de contabilidade, que formam entre 1,5 mil e 2 mil estudantes todos os anos. Mesmo assim, o número não é suficiente para suprir a demanda.
Segundo Aloísio dos Santos, diretor para assuntos legais e de tecnologia do Sescon Grande Florianópolis, diretor da MK Serviços Contábeis e um dos sócios da Alfateg, é muito comum empresários do setor se depararem com profissionais formados, porém sem experiência alguma na prática. De acordo com ele, o trabalho de um contador está ligado a vários departamentos de uma empresa, o que reforça a necessidade de um profissional capaz de se adaptar e a diversas situações. ?O contador precisa ter a capacidade de se adaptar rapidamente a situações adversas que surgem no dia a dia, precisa gerir com eficiência a área financeira de um negócio, que pode ser comparado ao coração da empresa?, afirma.
Aloísio ressalta ainda que a escassez de mão-de-obra qualificada passa por uma falta de sintonia entre o conteúdo apresentado pelos cursos técnicos e universidades e as atividades a serem desempenhadas na rotina de uma empresa. ?A grande maioria das universidades tem seus cursos baseados na teoria e acabam deixando a pratica de lado. O mesmo acaba acontecendo em alguns cursos técnicos oferecidos no mercado. O ideal seria que estas instituições formassem profissionais capazes de suprir as necessidades do mercado?, explica, ao lembrar que é justamente esse o objetivo da Alfateg, que irá levar aos alunos estudos de casos reais.
A escola de treinamentos, que foi criada no ano passado, ganhou em janeiro suas primeiras turmas. O material didático já incorpora as mais recentes novidades e atualizações tecnológicas e legais, com um conteúdo adequado às exigências do mercado. Entre os cursos oferecidos estão: Prático de Departamento de Pessoal, Prático de Escrituração Fiscal e Prático de Escrituração Contábil.
Para os próximos meses, devem ser lançados ainda cursos para o departamento societário e para a área de gestão de condomínios. Além destes, também serão elaborados cursos de curta duração, de quatro a oito horas aula, como Excel Avançado, HP 12C, Declaração de Imposto de Renda, Matemática Financeira, entre outros.
Informações
Para mais informações sobre os cursos, acesse www.alfateg.com.br