Feira do Empreendedor na Bahia é eleita a melhor do país
O maior evento de empreendedorismo da Bahia é agora o melhor evento de empreendedorismo do Brasil. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14), em Brasília, pelo presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, durante reunião plenária da 17ª Semana de Capacitação do Sistema Sebrae.
A Feira do Empreendedor, realizada de 15 a 18 de outubro de 2009 no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, foi escolhida pela segunda vez consecutiva como a melhor feira de empreendedorismo do Brasil. A feira teve mais de 25 mil inscritos, 7.709 atendimentos de orientação empresarial e 6.866 participantes em 180 palestras e oficinas de capacitação.
Com foco em Conhecimento, Inovação e Oportunidade de Negócios, a Feira do Empreendedor em Salvador trouxe muitas novidades para os baianos em 233 estandes, distribuídos no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções. Oportunidades em diversos setores estavam à disposição do público, de tecnologia e inovação a agronegócios, passando pelo comércio varejista, artesanato, turismo, franquias, entre tantos outros. Além disso, palestras e oficinas com os mais variados temas foram oferecidos gratuitamente durante o evento.
O resultado de todo esse esforço foi a satisfação da maioria dos visitantes: 79% saíram com novas perspectivas de negócios e 73% dos entrevistados deram nota entre 8 e 10 para Feira. O Sebrae organizou caravanas no interior do estado, que levaram a Salvador empreendedores de diversos municípios.
Durante a abertura oficial da Feira do Empreendedor em Salvador, o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto não poupou elogios à edição baiana do evento que é realizado em circuito nacional. ?Baiano, além de bom de festa e Carnaval, é bom de empreendedorismo, de negócio?, afirmou. Em seu discurso Okamotto destacou também que os pequenos negócios ?são estratégicos na criação de emprego e renda para a população e que na Feira, em poucos dias, conseguimos colocá-los no centro do debate para discutir novas tecnologias, acesso a crédito, mobilizando uma cidade, um estado inteiro, para a questão do empreendedorismo?.
Para o superintendente do Sebrae/BA, Edival Passos, o sucesso da Feira, que ganha pela segunda vez consecutiva o título de a melhor do Brasil, foi visto todos os dias durante o evento com a grande procura por conhecimento e novas idéias de negócio. ?A Feira estimula o empreendedorismo, desconstruindo a idéia de dificuldade de abrir um negócio. No entanto, é necessário ter conhecimento para empreender certo. O primeiro passo é construir o plano de negócio?, observou Edival.
A Feira do Empreendedor em Salvador foi uma realização do Sebrae/BA em parceria com o grupo A Tarde, Faeb, Desenbahia, governo do estado, Banco do Nordeste, Petrobras, Banco do Brasil, Senac e governo federal. A próxima Feira do Empreendedor na Bahia já tem data. Será de 5 a 8 de outubro de 2011.