Criada a Escrituração Fiscal Digital para o PIS e Cofins
O Diário Oficial da União de ontem, 07, publicou a Instrução Normativa nº 1052/2010 da Receita Federal do Brasil, que institui a Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
A EFD-PIS/Cofins será transmitida mensalmente ao Sped até às 23h59min59s - horário de Brasília - do 5º dia útil do 2º mês subsequente a que se refira a escrituração, inclusive nos casos extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial. A não apresentação no prazo fixado acarretará a aplicação de multa no valor de R$ 5.000,00 por mês-calendário ou fração.
Estão obrigadas a adotar a EFD-PIS/Cofins:
? As pessoas jurídicas sujeitas a acompanhamento econômico-tributário
diferenciado e sujeitas à tributação com base no lucro real, em relação aos
fatos geradores ocorridos a partir de 1-1-2011;
? As demais pessoas jurídicas
sujeitas à tributação com base no lucro real, em relação aos fatos geradores
ocorridos a partir de 1-7-2011;
? Em relação aos fatos geradores ocorridos a
partir de 1-1-2012, as demais pessoas jurídicas sujeitas à tributação com base
no lucro presumido ou arbitrado.
Também estão obrigadas à entrega da EFD-PIS/Cofins, em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1-1-2012, as instituições financeiras, as empresas de securitização de créditos imobiliários, financeiros e agrícolas, as operadoras de planos de saúde e as empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores.
As demais pessoas jurídicas não obrigadas poderão apresentar a EFD-PIS/Cofins em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1-1-2011.
Leia aqui a IN nº 1052 na íntegra.