Novas cédulas de R$ 50 e R$ 100 começaram a circular na segunda-feira (13)
Por: Flávia Furlan Nunes
As novas notas entraram em circulação por meio dos bancos comerciais, mas as antigas continuarão a ser aceitas e somente sairão de circulação em decorrência de desgaste natural.
As cédulas de alto valor são as primeiras a serem lançadas, porque demandam mais segurança contra falsificações.
A nova família
Em fevereiro o Banco Central anunciou a nova família de cédulas do real, a segunda existente, que entrará em circulação gradualmente até 2012, quando as antigas perderão validade.
A temática atual será mantida: animais da fauna brasileira e efígie da República. Porém, segundo o BC, os elementos gráficos foram redesenhados para agregar segurança e facilitar a verificação de autenticidade pela população. A nova família de cédulas manterá as diferenças de cores predominantes.
Com novas marcas táteis e tamanhos diferenciados, a identificação pelos deficientes visuais ficará mais fácil. Os recursos gráficos mais avançados também devem dar mais proteção contra falsificações.
O projeto de novas cédulas tem sido desenvolvido desde 2003, em conjunto com a CMB (Casa da Moeda do Brasil), órgão responsável pela produção do dinheiro. Lançadas em julho de 1994, as cédulas de real sofreram poucas alterações ao longo dos 15 anos.
Fonte: Infomoney