Receita espera 50 mil declarações na região
BLUMENAU - A quatro dias do prazo estabelecido pela Receita Federal para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), ano-base 2004, a Delegacia de Blumenau espera que 50 mil contribuintes (35% do total) acertem as contas com o Fisco.
Das 135 mil declarações esperadas na região, que compreende a 47 municípios -, já foram entregues 85 mil, o que representa 65% do total estimado. Segundo informações da Delegacia de Blumenau, é comum na região que cerca de 30% dos contribuintes deixem para entregar a declaração nos últimos três ou quatro dias.
Até a 1h de ontem, 35 mil blumenauenses haviam declarado o imposto. Estima-se que esse número atinja a casa de 55 mil declarações até a sexta-feira. "É preciso que as pessoas evitem entregar as declarações nos últimos dias para não congestionar o site da Receita", alertou o delegado de Blumenau, Édison José Santana, acrescentando que 98% dos contribuintes utilizam a Web para declarar. Segundo Santana, este é o primeiro ano que a delegacia realiza um levantamento abrangente por município. "Como é a primeira vez, teremos números mais exatos ainda para o próximo ano", garantiu.
A última parcial de ontem na Receita Federal de Florianópolis registrava 524 mil declarações entregues em Santa Catarina, quando a expectativa é atingir entre 750 mil e 800 mil. O percentual de 30% para o Estado é considerado elevado. Embora a capacidade seja de 2 milhões de declarações por dia, o processamento de 1 milhão por dia já congestiona a rede.
Para declarar o IRPF-2004, o contribuinte pode utilizar os serviços das agências do Correio ou a internet. No caso da Web, é preciso baixar o programa IRPF2005, disponível no site a Receita (www.receite.fazenda.gov.br), para preencher a declaração e baixá-la com o programa receita.net. Os programas estão disponíveis também nas delegacias da Receita Federal. Os contribuintes podem entregar o disquete com a declaração nas agências do Banco do Brasil e CEF. Quem não declarar pagará multa de, no mínimo, R$ 165,74, podendo chegar a 20% do valor devido.
Fonte: Jornal de Santa Catarina