Cuidado com as fraudes
Receita Federal aconselha contribuintes a desconsiderar qualquer mensagem ou carta que tenha sido enviada via Internet ou por Correio. Caso seja necessário fazer alguma alteração no IR, acesse www.receita.fazenda.gov.br
Este ano o contribuinte deve ter mais cuidado com fraudes no Imposto de Renda. Algumas pessoas denunciaram o recebimento de uma carta enviada pelos Correios que solicita informações para atualização de dados cadastrais da Receita Federal.
O contribuinte que receber esse tipo de mensagem não deve preencher nenhum tipo de dado, nem responde aos e-mails enviados.
Em nota à imprensa, a assessoria da Receita Federal do Brasil esclarece que essas cartas são falsas e representam risco de fraude.
Segundo a Receita, caso haja necessidade de fazer alterações na declaração, regularizações e consultas cadastrais, ele deve utilizar o site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br, no do portal chamado Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC).
Para utilizar o e-CAC, é necessário gerar um código de acesso ou possuir um certificado digital. E se o contribuinte não conseguir utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar uma Central de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal.
Fonte: O Povo