Operação Páscoa aponta 45% de irregularidades
A Operação Páscoa, deflagrada pela Gerência de Fiscalização da Secretaria da Fazenda, apresentou resultado parcial no final da tarde desta terça-feira (29). A abordagem atingiu os contribuintes que comercializam os produtos que são procurados na Páscoa, como chocolates, bebidas e pescados. Como resultado, das 45 lojas especializadas nos produtos 20 apresentaram irregularidades, o que representa 45% do total.
As outras 15 empresas selecionadas foram grandes atacados (supermercados). Os dados coletados nesses estabelecimentos demandarão mais tempo para a análise final junto à Receita Estadual.
Entre as principais irregularidades registradas estão as utilizações do ECF (Emissor de Cupom Fiscal) sem autorização do Fisco Estadual; versão do Programa Aplicativo Fiscal (PAF) desatualizado; uso de calculadoras manuais (ato ilegal) e utilização de máquinas para pagamento via cartões de crédito e débito em nome de uma empresa, mas funcionando em outra.
A operação atingiu 34 municípios do Estado e as 15 regionais da SEF e foram convocados 35 auditores fiscais para conferir se as 60 empresas previamente selecionadas. A Operação Páscoa foi coordenada pelo gerente de Fiscalização da SEF, Francisco Martins, que já anunciou a realização de operações semelhantes, pelo menos, uma vez a cada mês ainda no primeiro semestre.
Francisco lembrou que, depois desta, será realizada nova operação da Secretaria da Fazenda atingindo todos os shoppings do Estado. O objetivo será acompanhar aquele que é considerado o segundo melhor mês de vendas no varejo, que é maio, em função do Dia das Mães.
Fonte: Secretaria de Estado da Fazenda - SC