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05/04/2013

Ofertas de ações no Brasil crescem dez vezes no 1º trimestre

Após o marasmo de 2012, os primeiros meses de 2013 indicam um ano mais promissor para o mercado de ofertas de ações no Brasil. Segundo a consultoria Dealogic, no primeiro trimestre, foram fechadas 12 operações do tipo, que  movimentaram US$ 3 bilhões, ante apenas US$ 313 milhões no mesmo período do ano passado.

O México, no entanto, segue como líder do mercado na América Latina, com US$ 4,4 bilhões em ofertas no período, 41% dos US$ 10,7 bilhões movimentados na região. Foram 25 operações no mercado latino-americano nos três primeiros meses do ano contra 20 negócios no mesmo período de 2012.

No Brasil, os números foram concentrados em ofertas subsequentes, feitas por empresas que já têm ações negociadas em bolsa. A única estreia ficou por conta da Linx, que atua no desenvolvimento de softwares de gestão para o varejo. A companhia captou US$ 265 milhões em sua oferta inicial de ações em fevereiro, em uma operação com forte demanda dos investidores.

O maior negócio do país no período envolveu ações do Pão de Açúcar. Em janeiro, o controlador Abilio Diniz vendeu US$ 792 milhões em papéis da companhia por meio de leilões em bolsa, em uma operação coordenada pelo Itaú BBA.

O segundo maior negócio foi feito por um fundo de investimento imobiliário do BTG, que movimentou US$ 482 milhões. A rede de ensino Estácio e a administradora de shopping centers Multiplan fecham a lista das cinco principais operações do período, com captações de US$ 327 milhões e US$ 312 milhões, respectivamente.

A expectativa é de que o Brasil ganhe relevância no mercado de ofertas na América Latina nos próximos meses. Entre cinco principais operações a serem concluídas nos próximos meses, quatro são ofertas iniciais no mercado brasileiro: BB Seguridade, que pretende captar US$ 4 bilhões,  Smiles, de milhagens (US$ 505 milhões),  Alupar, de energia (US$ 389 milhões) e a sucroalcooleira Biosev (US$ 356 milhões).

Segundo a Dealogic, o banco Credit Suisse liderou a coordenação de ofertas na América Latina, respondendo por US$ 2 bilhões do total. No Brasil, o Itaú BBA encabeça a lista, com uma fatia de 31,3% do mercado no período, equivalente a negócios de US$ 953 milhões.

Fonte: Valor Econômico