icon
(47) 3326-3677

Blumenau / SC

icon
Atendimento

Segunda à Sexta
8h às 12h - 13h às 17h30

icon
Área Restrita

Exclusiva para Clientes

22/07/2005

Copom mantém taxa de juros em 19,75% ao ano

 

 

BRASÍLIA - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu ontem manter a taxa básica de juros, a Selic, em 19,75% ao ano. Esse foi o segundo mês consecutivo em que o BC manteve inalterada a taxa de juros da economia. De acordo com o comunicado divulgado após a reunião, a decisão do Copom levou em conta as perspectivas de inflação. "Avaliando as perspectivas para a trajetória de inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 19,75% ao ano, sem viés", diz o comunicado do BC.
A maioria dos analistas de mercado apostava na manutenção da taxa e acredita que o movimento de queda só terá início em agosto ou setembro. Desde abril de 2004, o BC não promove um corte na taxa de juros. Naquele mês, a taxa caiu de 16,25% ao ano para 16%. De setembro de 2004 a maio deste ano, as decisões do Copom apenas elevaram a taxa de juros, por nove vezes consecutivas. A taxa Selic permanecerá em 19,75% ao ano até o dia 17 de agosto, quando o Copom volta a se reunir para decidir sobre a taxa de juros.
A reunião do Copom acontece sempre em dois dias. No primeiro dia, os diretores e o presidente do BC assistem a exposições técnicas sobre conjuntura macroeconômica. No segundo e último dia, a diretoria colegiada da instituição toma a sua decisão sobre a taxa Selic. No dia 28 de julho, o BC divulgará a ata da reunião deste mês. O documento relata os pontos que foram levantados na reunião e as razões que levaram o Copom a manter a Selic inalterada. O documento é sempre divulgado na quinta-feira da semana seguinte à reunião do Copom.

Fonte: Jornal de Santa Catarina