A uma semana do prazo, apenas 54% dos catarinenses entregaram a declaração do Imposto de Renda
A uma semana de encerrar o prazo para entrega do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, 54,7% dos catarinenses acertaram as contas com o Leão. Até o dia 20 de abril, 629.157 pessoas informaram os rendimentos à Receita Federal, sendo que o montante de declarantes no Estado é de 1,15 milhão. A entrega começou em 1º de março e vai até 29 de abril.
Nos últimos dias, a expectativa é de uma corrida contra o tempo daquelas que deixaram a obrigação para a última hora, afirma o supervisor do programa do Imposto de Renda em Santa Catarina, Odimar Alves.
— A quantidade de declarações apresentadas até agora está abaixo da expectativa histórica dos anos anteriores. Nos primeiros dias existe um estímulo intenso para a apresentação e participação nos primeiros lotes de restituição. Gradativamente o entusiasmo inicial sofre uma redução e o volume de entregas cai vertiginosamente. Ao longo desta semana, a intensidade na transmissão de declarações deverá acentuar-se proporcionando recordes diários porque o prazo final é no dia 29 de abril — explica.
Confira mais notícias sobre imposto de renda
Porém, Alves acrescenta que os catarinenses estão entregando antes da média brasileira, fato que ocorre tradicionalmente. São aguardadas 28,5 milhões de declarações no Brasil e já foram apresentadas 13.769.528, correspondente a 48,31% do total esperado.
Confira o calendário de restituição do IR 2016
Para evitar perder o prazo, uma das dicas é enviar a declaração mesmo que falte algum documento complementar. Depois, quando tiver os dados em mãos, é só elaborar uma declaração retificadora e transmitir. Quem perder o prazo estará sujeito à multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo o maior valor. A multa máxima pode chegar a 20% do imposto devido.
O especialista alerta que nesta última semana podem acontecer breves lentidões na transmissão das declarações, principalmente nos horários entre 10h e 12h; 15h e 17h; e 19h e 20h30min.
Para declarar
O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. O órgão liberou um Perguntão, elaborado para esclarecer dúvidas quanto à declaração referente ao exercício de 2016, ano-calendário de 2015.
O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) pode ser baixado nos sistemas Android e iOS, da Apple.
Diário Catarinense