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29/07/2016

Número de novos negócios cresce 3,8%, puxado pelos MEIs

O número de novas empresas cresceu 3,8% no primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), divulgado ontem.

Em relação ao primeiro trimestre de 2016, houve leve queda de 1,9%. De acordo com o estudo, na análise por classificação de forma jurídica, os Microempreendedores Individuais (MEIs) continuam com papel de destaque neste crescimento.

Na comparação com os primeiros seis meses de 2015, as MEIs aumentaram 9,7%, enquanto que as microempresas e as demais formas jurídicas recuaram 9,0% e 12,7%, respectivamente.

Esse resultado refletiu diretamente na composição da abertura de empresas. As MEIs avançaram quatro pontos percentuais de sua participação no total de novas empresas, totalizando 75%.

Setor

Ainda segundo o levantamento da Boa Vista SCPC, o setor de Serviços registrou ganho de representatividade. No primeiro semestre de 2015, este segmento correspondia a 54,3%, em igual período 2016, este percentual atingiu 56,4%.

Como Indústria e Rural praticamente permaneceram estáveis, o Comércio foi quem perdeu espaço, ao passar de 35,1% para 32,9% do total.

Com relação às regiões, os negócios do Sudeste e o Sul foram responsáveis pelo resultado semestral, com altas de 6,0% e 4,5% respectivamente. Em seguida, aparecem Nordeste (1,9%), Norte (0,2%) e Centro-Oeste (-3,4%).

Desta forma, principalmente o Sudeste, apresentou um ganho de representatividade – 1,1 ponto percentual, para 51,8% do total. Sul passou de 16,6% para 16,7%.

Quando observada a variação entre o segundo trimestre deste ano com o acumulado dos três meses anteriores, todas as regiões recuaram, sendo que o Nordeste foi a região com maior queda (-3,0%).

Parceria

Ainda com relação às pequenas empresas, o grupo BB Mapfre informou que fez uma parceria com o Sebrae-SP, que vai aportar sua expertise na capacitação de micro e pequenos empresários para a realização de uma série de cursos sobre processos sustentáveis e gestão de negócios e pessoas.

As atividades serão destinadas aos prestadores de serviços credenciados ao grupo, com enfoque nas duas mil oficinas mecânica, de funilaria e pintura que fazem o atendimento aos segurados de automóvel. “Nosso objetivo é apoiar esses empreendedores no gerenciamento da operação, mostrando a importância de investir na melhoria contínua e na gestão de riscos para garantir a perenidade do negócio”, afirma Rogério Esteves, diretor de sinistro de automóvel do grupo.

DCI