IGP-M fecha em baixa pelo quarto mês
Fonte: Diário Catarinense
Data: 31/08/2005
Pela quarta vez consecutiva, o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) fechou o mês em deflação. A taxa em agosto, divulgada ontem, foi de -0,65%, ante -0,34% em julho.
O resultado ficou abaixo das estimativas do mercado financeiro e foi o menor resultado em mais de dois anos, desde junho de 2003 (1%), provocado pela queda de preços no atacado, no varejo e na construção civil.
- A deflação foi praticamente generalizada no IGP-M (de agosto) - afirmou o coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros.
Com este resultado, o IGP-M acumula taxa de 0,75% no ano e de 3,43% nos últimos 12 meses - a menor taxa acumulada desde janeiro de 1999.
- Isso é uma boa notícia para o consumidor - disse, lembrando que a taxa de 12 meses serve como indexador para vários preços.
- E ainda há espaço para reduzir mais - acrescentou.
Na prática, a taxa acumulada em 12 meses até agosto ainda inclui resultados acima de 1%, dos últimos meses de 2004. Nos próximos meses, estas taxas saem do acumulado e deverão entrar outras mais baixas.
- Já vi previsões de analistas dizendo que o IGP-M pode fechar o ano abaixo de 3% - afirmou Quadros.