icon
(47) 3326-3677

Blumenau / SC

icon
Atendimento

Segunda à Sexta
8h às 12h - 13h às 17h30

icon
Área Restrita

Exclusiva para Clientes

14/10/2005

Multas durante a greve complicam empresas

Fonte: DCI
Data: 11/10/2005

Diante da greve dos auditores fiscais da recém-criada Receita Federal do Brasil, mais conhecida como Super-Receita, as empresas com pendências ? já corrigidas ou não ? ganharam uma dor de cabeça a mais.
Segundo o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo (Sescon-SP), cerca de 75 mil empresas receberam nos últimos dias autos de infração relativos ao ano de 2000, sendo que a maioria seria sobre infrações já corrigidas.
?A maior parte destas multas são sobre o que já foi pago?, reclamou o presidente do Sescon-SP, Antonio Marangon. ?Imagina quando eles forem mexer com os próximos anos?.
Para complicar a situação, os empresários estão com dificuldades de se defender, por causa da greve dos auditores fiscais do Fisco federal.
?A greve impede que haja regularização. Já há na Receita cerca de 30 mil processos parados, sendo que um terço deles é de abertura de empresas. Uma parte destas empresas já estão registradas, portanto já têm custos que não podem ser cobertos por causa da sua impossibilidade de funcionamento?, explicou Marangon.
A greve ainda causa mais um problema: a dificuldade em obter a Certidão Negativa de Débito. Sem o documento, a empresa fica impossibilitada de participar de licitações e compras públicas e de obter crédito em instituições financeiras públicas e privadas.
Paralisação
Se depender dos auditores fiscais da Receita, a vida dos empresários continuará difícil. Ontem eles iniciaram mais um ciclo de 96 horas de paralisação, como fazem desde a criação do novo órgão.
Os grevistas reclamam da criação da Super-Receita, alegando que os recursos previdenciários não devem ser unidos com os recursos fiscais. Eles criticam também a falta de negociação entre a classe e o governo acerca da mudança.
Segundo o sindicato da categoria, as metas de resultados da balança comercial e da própria arrecadação e fiscalização tributária deverão mostrar reflexos da greve nas próximas semanas.