Copom reduz taxa de juros para 19% ao ano
Fonte: Folha On Line
Data: 20/10
O Banco Central deu prosseguimento hoje ao processo de redução da taxa de juros. O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu, por unanimidade, cortar a Selic em 0,5 ponto percentual, para 19% ao ano. No mês passado, a redução foi de 0,25 ponto percentual.
A decisão, já esperada pela maior parte dos analistas do mercado financeiro, ocorre mesmo depois de a inflação de setembro ter ficado acima da registrada no mês anterior --0,35% contra 0,17%.
"Avaliando que a flexibilização da política monetária neste momento não compromete as conquistas obtidas no combate à inflação, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 19% ao ano, sem viés", diz nota do comitê divulgada logo após a reunião.
Expectativa para inflação se aproxima da meta
As expectativas de mercado para a inflação deste ano, contidas na mesma pesquisa, ficaram em 5,22%. O percentual é apenas 0,12 porcentual maior que o objetivo de 5,1% perseguido pelo Copom neste ano. A estimativa, no entanto, já se encontra dentro do intervalo de tolerância da meta central de 4,5% fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) neste ano.
As previsões de inflação para 2006, por sua vez, estacionaram na marca dos 4,60%. O percentual é 0,10 ponto porcentual maior que os 4,5% da meta central de inflação fixada pelo governo.
A meta de 2006 terá um intervalo de tolerância de apenas 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Neste ano, o intervalo foi fixado em 2,5 pontos percentuais.