Copom aumenta intervalo entre reuniões para 44 dias a partir de 2006
Fonte: Folha On Line
Data: 31/10/2005
O Copom (Comitê de Política Monetária ) do Banco Central decidiu alterar os prazos para a realização das reuniões em que são decididos os rumos da taxa de juros no país. Os encontros deixam de ocorrer mensalmente em 2006 e passam a acontecer a cada 44 dias. Com isso, o ano que vem contará com apenas oito encontros.
"O Banco Central comunica que, diante da crescente normalização e estabilidade do ambiente econômico do país, que reduz a necessidade de decisões referentes à fixação da taxa de juros básica em maior freqüência, decidiu ampliar o intervalo entre reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), a partir do ano de 2006", diz a nota divulgada hoje.
A periodicidade entre uma reunião e outra passará para aproximadamente 44 dias. A primeira reunião de 2006 ocorre nos dias 17 e 18 de janeiro --a decisão sobre a taxa de juros é sempre tomada no último dia da reunião.
As atas continuarão a ser divulgadas na quinta-feira da semana seguinte às reuniões --que ocorrem às terças e às quartas. A data para divulgação dos relatórios de inflação também permanece inalterada --até o último dia útil de cada trimestre.