Volume de falências cai 24%
Fonte: Diário Catarinense
Data: 15/11/2005
SÃO PAULO - Levantamento divulgado ontem pelo Serasa mostrou que os registros de falências e concordatas apresentaram queda entre janeiro e outubro de 2005, ante o mesmo período de 2004. As falências requeridas caíram 24,1%, as decretadas diminuíram 11,4% e as concordatas deferidas recuaram 34,3%.
Desde o início da vigência da nova Lei de Falências, em junho de 2005, a empresa de análise de crédito constatou que houve 72 requerimentos de recuperação judicial de companhias e não houve, nesse período, registros de solicitações de recuperação extrajudicial.
Na avaliação dos técnicos, a diminuição nos índices de falência reflete o "crescimento da atividade econômica verificado nos últimos trimestres". Segundo eles, mesmo a recente desaceleração da economia não foi suficiente para reduzir a capacidade de pagamento das empresas, que estariam sendo beneficiadas pela "alta liquidez da economia, fruto da expansão do crédito, do aumento das reservas internacionais e da relativa estabilidade da dívida pública como proporção do Produto Interno Bruto".
Quanto à queda nas concordatas, o Serasa destacou que o movimento também foi influenciado pela Nova Lei de Falências que, a partir do início de sua vigência, extinguiu esse instrumento judicial.