icon
(47) 3326-3677

Blumenau / SC

icon
Atendimento

Segunda à Sexta
8h às 12h - 13h às 17h30

icon
Área Restrita

Exclusiva para Clientes

01/12/2005

Povo não sabe quanto paga de imposto

Fonte: Diário do Comércio
Data: 01/12/2005

Mais uma pesquisa confirma que grande parte da população brasileira desconhece o quanto paga de impostos. Um estudo realizado a pedido da Associação da Classe Média de Porto Alegre (Aclame) conclui que o nível de consciência da população sobre a carga tributária ainda é muito baixo. Apesar da insatisfação em relação à aplicação dos impostos arrecadados ? 46% dos entrevistados acham que o governo federal não destina o valor que arrecada para a população ?, 39% não sabem qual é o peso dos tributos sobre sua própria renda.
A Interscience, que realizou o levantamento, entrevistou mais de 800 pessoas com idade entre 18 e 60 anos, a maioria com renda média de R$ 898, e residentes nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife ou Brasília.
O tributo mais conhecido (51%) é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mas ainda assim 22% dos entrevistados não souberam dizer se ele é administrado pelo governo federal, estadual ou municipal. "Se não sabem quem os cobra, de quem vão exigir a contrapartida?", questiona o presidente da entidade, Fernando Bertuol.
A pesquisa comprova ainda que, mesmo acreditando que a carga tributária é muito alta, a população quer pagar impostos. Enquanto 61% dos entrevistados disseram que pagam muito imposto, 58% afirmaram que não se importam em pagar, desde que o dinheiro seja revertido em benefício para a sociedade.
A Aclame está usando a pesquisa para convencer empresas e outras entidades a se unir para promover campanhas de educação fiscal. "Nosso objetivo final é fazer com que a população pressione o governo para diminuir a carga tributária", explicou Bertuol.
As conclusões do levantamento da Aclame vão ao encontro do resultado de uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e divulgada em junho deste ano. A pesquisa revelou que 74% dos cidadãos paulistas não sabem que há impostos embutidos nos preços de tudo o que compram.