Receita recebeu 60,77 milhões de declarações de isento do IR
Fonte: Folha On Line
Data: 07/12/2005
O balanço final da Receita Federal mostra que neste ano foram enviadas 60,771 milhões de declarações de isento do Imposto de Renda.
O número é 6,5% superior ao do ano passado, quando 57,077 milhões de pessoas entregaram o documento. A estimativa da Receita era receber 60 milhões de declarações até a última quarta-feira, quando terminou o prazo de preenchimento.
Os contribuintes tiveram três meses para prestar contas à Receita Federal, já que o período de apresentação começou em 1º de setembro.
Novamente o meio mais utilizado para a entrega da declaração foram as casas lotéricas, que receberam 28,724 milhão de documentos. No entanto, houve um forte crescimento no número de pessoas que preferiu a internet, que passou de 22,353 milhões para 28,217 milhões. Os demais declararam pelos Correrios, Banco do Brasil ou Banco Popular do Brasil.
Quem perdeu o prazo pode regularizar as pendências do CPF (Cadastro de Pessoa Física) no Banco do Brasil, Caixa e Correios, ao preço de R$ 4,50. Vale lembrar que ao deixar de declarar por um ano o contribuinte tem o documento colocado na condição "pendente de regularização". Caso deixe de entregar a declaração por dois anos, a Receita suspende o uso do CPF.
Sem esse documento, o brasileiro ficará impedido de abrir contas ou poupanças em bancos, tomar empréstimos, participar de concursos públicos, tirar passaporte, receber aposentadoria, assinar financiamento habitacional ou receber eventual prêmio de loteria.