icon
(47) 3326-3677

Blumenau / SC

icon
Atendimento

Segunda à Sexta
8h às 12h - 13h às 17h30

icon
Área Restrita

Exclusiva para Clientes

28/01/2006

Ataques na internet ficam mais complexos, diz IBM

O número de ataques massificados de vírus pela internet caiu em 2005, se comparado com 2004 e 2003. No ano passado, 2,8% das mensagens continham algum tipo de documento nocivo, o que resulta numa proporção de uma infectada a cada 36,15. No ano anterior, segundo um extenso estudo realizado pela IBM com 1,2 bilhão de incidentes ocasionados na internet, a incidência era de 6,1% - ou um e-mail com vírus a cada 16,39, de acordo com reportagem do Valor Econômico.

A redução dos ataques em massa, diz a pesquisa, se deu principalmente por conta da maior preocupação das empresas com a segurança de suas informações, o que as fizeram instalar mais ferramentas de defesa, como antivírus e firewalls. Conseqüentemente, os problemas ocasionados por hackers amadores diminuíram significativamente.

Porém, alerta a IBM, ainda não é tempo de comemorar. No lugar dos vírus "amadores", surgiram ameaças mais complexas, organizadas por profissionais e desenvolvidas sob medida para atingir uma companhia ou sistema específico. A prova, segundo o estudo, está no fato de que, em 2005, foram interceptados, por semana, de dois a três e-mails nocivos direcionados a alvos específicos - em 2004, a ação era uma raridade. Outra prática que cresceu muito em 2005 foi a do "spear phishing", na qual os cibercriminosos enviam e-mails a funcionários de empresas com um conteúdo muito similar ao de departamentos de tecnologia ou recursos humanos (utilizando inclusive logotipos e outras verossimilhanças), fazendo-as acreditar de que se trata do setor em questão. Assim, o funcionário envia para o hacker informações confidenciais, como senhas.

Fonte: Fenacon