icon
(47) 3326-3677

Blumenau / SC

icon
Atendimento

Segunda à Sexta
8h às 12h - 13h às 17h30

icon
Área Restrita

Exclusiva para Clientes

09/02/2006

Inadimplência no comércio cai e venda cresce em janeiro

 Os lojistas de Santa Catarina foram surpreendidos no mês de janeiro com o grande índice de recuperação de crédito por parte dos consumidores.

O número de pessoas que procuraram as lojas para quitar dívidas antigas e tirar seu nome da "lista negra" do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aumentou 62,79% em janeiro deste ano em relação ao mesmo mês de 2005, de acordo com levantamento divulgado ontem pelo SPC de Santa Catarina (SPC/SC).

Já o número de pessoas que ingressaram nos cadastros do SPC por atraso no pagamento foi menor: o crescimento neste cadastro foi de 58,39%. Com isso, o índice geral de inadimplência no comércio do Estado em janeiro caiu 4,4%.

O aumento nos registros de devedores no SPC foi puxado principalmente pelo crediário, que teve aumento de 68,81% na inadimplência em janeiro. O número confirma uma tendência deste período, quando muitas contas não são pagas.

- Este é um período de muitos compromissos financeiros, com impostos vencendo, matrículas e compra de materiais escolares. Por isso, algumas pessoas não conseguem honrar todas as dívidas - argumenta vice-presidente de Serviços da FCDL/SC, responsável pelo SPC/SC, Sérgio Medeiros.

Outra boa notícia é que o volume de vendas no comércio de Santa Catarina em janeiro foi 10,2% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado.

Faturamento fica abaixo do esperado

- Apesar de positivo, o índice está aquém do que esperávamos. O ano passado foi ruim e precisávamos de resultados melhores. Porém, aponta uma tendência positiva de retomada do consumo, talvez impulsionado pela perspectiva de baixa dos juros.

O resultado também se deve principalmente às compras de temporada nas cidades litorâneas.

Fonte: Diário Catarinense