Preço cai 95% no supermercado
Enquanto a gripe das aves ameaça a produção e as granjas brigam para conquistar o mercado interno, o preço do frango para o consumidor final cai, em média, 40,5%.
Em oito dos principais açougues e supermercados de Blumenau, o valor variou de 4,7% a 95,3% em relação ao final de janeiro. O quilo da coxa de frango, por exemplo, era encontrada por R$ 3,30 e hoje está nas prateleiras por até R$ 1,54.
- A queda no preço aumenta o consumo e isso é bom para nós. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas estão com medo e de vez em quando nos perguntam se há perigo de pegar a gripe aviária - conta o responsável pelo açougue de um supermercado de Blumenau, Gilberto Cardoso.
O gerente regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Luiz Carlos Moreira da Maia, garante que as aves criadas no país não correm risco de contaminação com o vírus da influenza, causador da gripe. Segundo ele, o Estado tem o melhor sistema de controle sanitário do país.
A Cidasc cadastra os animais e as informações sanitárias do local de produção, fiscaliza e controla o deslocamento, através de uma Guia de Trânsito Animal (GTA).
- Praticamente não há possibilidade de aves da América do Sul serem infectadas pela gripe aviária. A migração das aves do hemisfério leste para cá é rara.