Falso e-mail da Receita tenta enganar usuário
A Receita Federal divulgou nota nesta quarta-feira (03/05) para alertar a população sobre a circulação de um e-mail falso em seu nome. Segundo informações do UOL, a mensagem pode conter vírus ou permitir o roubo de informações sigilosas do usuário.
As mensagens são transmitidas por quadrilhas especializadas em praticar crimes pela Internet. Os criminosos tentam obter ilegalmente informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte.
No e-mail falso em nome da Coordenação-Geral de Fiscalização, os golpistas informam que constam na Receita pendências cadastrais do contribuinte e alertam para que elas sejam solucionadas sob pena de multa.
Para dar mais credibilidade à fraude, o e-mail é assinado falsamente em nome do coordenador-geral de Fiscalização, Marcelo Fisch. Além disso, são utilizados nomes e timbres oficiais. Sem perceber, o usuário pode ser levado a responder questionamentos ou a instalar programas nos computadores.
A Receita orienta o usuário a não abrir nem responder a nenhum e-mail de origem desconhecida. Segundo a nota, a Receita nunca envia mensagem de correio eletrônico sem autorização do contribuinte.
Para não cair no golpe, o contribuinte deve ficar atento às seguintes recomendações:
- Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
- Não clicar em links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita;
- Excluir imediatamente a mensagem.
Para mais informações sobre a fraude, o contribuinte pode procurar as unidades da Receita, acessar a página na Internet ou entrar em contato pelo Receitafone (0300-789-0300).
Fonte: O Globo