Corrupção é problema maior que miséria, diz estudo
Estudo inédito da empresa de pesquisas Market Analysis aponta para uma mudança na ordem dos problemas nacionais que os brasileiros consideram mais urgentes. A corrupção passou do sétimo problema considerado mais importante para o segundo lugar.
No fim de 2004, quando a avalanche de denúncias de mensalão e caixa 2 não tinha começado, a corrupção aparecia como primeiro problema do país para uma minoria ínfima de 2,8%. Doze meses mais tarde, um em cada cinco brasileiros (19,8%) apontou essa questão como a mais preocupante.
Outra mudança detectada pelo estudo está relacionada a duas questões sociais, a situação do desemprego e da pobreza, porém em um sentido favorável. Enquanto no final de 2004 quatro em cada dez brasileiros (41,2%) apontavam o desemprego como o maior problema, no fim de 2005 menos de um terço (32,6%) mantinha a opinião.
Algo semelhante ocorreu com a questão da pobreza e da miséria: 16,7% dos entrevistados colocavam o assunto como o segundo mais sério na primeira pesquisa; já na segunda, são apenas 8%, o que fez esse problema cair para o quarto lugar no ranking.
Com relação às outras preocupações, como déficits na área da saúde ou de educação, problemas da economia (inflação, juros) e questões relacionados ao narcotráfico, os índices permaneceram estáveis.
A pesquisa foi realizada com 800 adultos, por meio de entrevistas pessoais no domicílio em oito capitais do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Brasília), em novembro de 2004 e novembro e dezembro de 2005. A margem de erro é de 3,46 pontos percentuais.
Fonte: Investnews