icon
(47) 3326-3677

Blumenau / SC

icon
Atendimento

Segunda à Sexta
8h às 12h - 13h às 17h30

icon
Área Restrita

Exclusiva para Clientes

17/05/2007

Encontro amplia a visibilidade da mulher na área contábil

A Contabilidade é uma profissão considerada predominantemente masculina. Ao longo dos anos, porém, essa preponderância quantitativa vem diminuindo: em 1950, em nível nacional, o percentual de mulheres na profissão era de 4,3%; em 1990, esse índice subiu para 31,7%; e, hoje, dos 400 mil profissionais contábeis, 37% são mulheres. Entre os fatores que contribuem para essa progressão, está o aumento da visibilidade da participação feminina em importantes cargos e instâncias decisórias da área contábil. Expoente do calendário de eventos de valorização das profissionais da categoria, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC) realiza de 7 a 9 de junho, em Florianópolis (SC), a sua sexta edição. As inscrições permanecem abertas até o dia 31 de maio.
 
Por que participar

O contato com os temas mais atuais e relevantes para a área, abordados por profissionais consagrados, possibilitam a atualização técnica que faz a diferença no dia-a-dia de trabalho. Além disso, participar de um evento do porte do VI ENMC traz a chance do entrosamento, da troca de informações com outros profissionais, ampliando a rede de contatos pessoais, fator considerado fundamental no mercado de trabalho atual.

A programação do VI Encontro Nacional da Mulher Contabilista foi cuidadosamente preparada para proporcionar o debate de temas essencialmente técnicos e também de outros assuntos de interesse mais geral, guardando ainda espaço para a descontração.

A solenidade de abertura, no dia 7 de junho, terá a presença da presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Maria Clara Cavalcante Bugarim; do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Nilson José Göedert; do presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Carlos José de Lima Castro; e do presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Antonio de França. Promete encantar os presentes a interpretação do Hino Nacional pela cantora Marina Elali.

A programação inclui os painéis "Governança Corporativa" (dia 8) e "Controle e transparência nas gestões públicas e privadas" (dia 9), a serem desenvolvidos por profissionais de importantes empresas e instituições nacionais. Serão também realizadas as palestras "Mulher: síntese particular de múltiplas competências" (dia 8), pela diretora acadêmica da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco do Maranhão, Ceres Murad; "Estratégia e gestão empresarial: construindo empresas brasileiras de sucesso" (dia 8), pela escritora Betânia Tanure; e "O valor do equilíbrio para o alto desenvolvimento profissional" (dia 9), pelo headhunter e escritor Robert Wong.

Além disso, a programação prevê a apresentação da peça teatral "Os homens são de marte... e é pra lá que eu vou" (dia 8), com interpretação de Mônica Martelli, e de um talk show (dia 9), sob a coordenação da apresentadora de televisão Leila Ferreira. O lazer ficará por conta de duas festas noturnas: "Noite da Magia" (dia 7) e "Festas Catarinenses" (dia 8).

.As inscrições podem ser feitas no site: www.encontromulher.com.br.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade