MP investiga suposto desvio e caixa 2 em MS
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul está investigando acusações de uma ex-funcionária do governo do Estado que afirma ter participado de um esquema de desvio de verbas publicitárias e caixa 2 que pode ter movimentado R$ 12 milhões. As fraudes teriam acontecido entre 2003 e 2006 - período do segundo mandato de José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT. Ivanete Martins, que trabalhava na subsecretaria de Comunicação do governo do Estado até o ano passado, disse ontem, em depoimento, que entre 5% e 10% dos pagamentos às agências publicitárias por propaganda institucional eram "devolvidos" a dirigentes do governo em forma de comissão. O esquema, segundo ela, teria beneficiado pelo menos 100 pessoas, incluindo políticos.
"Ela confirmou algumas denúncias e estamos mantendo a investigação sob sigilo", disse o promotor Marcos Sottoriva, que chefia a força-tarefa criada pelo MP para cuidar do caso.
O depoimento de Ivanete durou cerca de 3 horas. Os promotores evitaram que os jornalistas tivessem acesso à autora das denúncias, fazendo com que ela usasse um acesso privativo no subterrâneo do prédio do MP no centro de Campo Grande.
Em tentativa de contato com o ex-governador Zeca do PT, a informação é que ele estaria viajando. O ex-secretário Raufi Marques, indicado como porta-voz pelo ex-governador, também não foi encontrado pelo telefone celular.
Fonte: Terra Notícias