Certificação digital para pequenas empresas é debatida
Brasília - Integrantes do Sebrae, da Receita Federal do Brasil e de outros órgãos como Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Serasa estão reunidos na sede do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília, debatendo a utilização da certificação digital ? identificação eletrônica de pessoas e empresas ? pelas micro e pequenas empresas.
Esta é a segunda reunião do grupo que define um plano de trabalho nessa área. A iniciativa integra convênio entre Sebrae e Receita para colocar em prática ações que possibilitem implantar diretrízes da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Uma das medidas em debate é o incentivo e disseminação do uso da certificação digital pelo segmento.
"O objetivo é encontrar a melhor forma de disseminar a utilização da certificação digital pelas micro e pequenas empresas", explicou a consultora do Sebrae Helena Rego.
Segundo o coordenador de Infra-estrutura Tecnológica e Segurança da Informação da Receita Federal, Donizetti Victor Rodrigues, a idéia é que, ao longo do tempo, seja exigida a certificação digital para empresas optantes do Simples Nacional ? que entra em vigor no dia 1° de julho. Mas essa exigência ainda depende das discussões do grupo de trabalho.
O grupo debate exatamente temas como a obrigatoriedade da utilização da certificação digital, benefícios e custos.
Fonte: Agência Sebrae