Reforma não pode ser debatida só por líderes, diz deputado
O deputado Moises Avelino (PMDB-TO) afirmou há pouco que todos os deputados querem participar do debate sobre a reforma política, e que as discussões sobre o assunto não podem se limitar aos líderes partidários. Avelino disse também que se deve discutir tudo, sem priorizar as listas preordenadas. Segundo ele, a reforma é prioritária para recuperar a imagem do Parlamento e por isso mesmo não pode ser discutida apressadamente.
O líder do DEM, deputado Onyx Lorenzoni (RS), disse que a mudança no ânimo da Casa no que se refere a votar hoje a reforma se deve à busca de uma solução perfeita para corrigir o atual sistema eleitoral. Ele explicou que as listas fechadas podem não ser a melhor solução, mas são o possível hoje. Segundo o líder, o voto distrital misto talvez seja o ideal, mas poderia ser de difícil aprovação.
Lorenzoni disse acreditar que a proposta a ser apresentada pelo relator após a análise das 250 emendas ao Projeto de Lei 1210/07 será bastante consistente para superar a situação política atual.
Fonte: Agência Câmara