Empréstimo financiará micro e pequena empresa
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou ontem um empréstimo de US$ 1 bilhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos serão utilizados pelo BNDES para o financiamento de micro, pequenas e médias empresas. A matéria, que tramita sob a forma da Mensagem do Senado Federal 126/07, ainda terá de ser votada no Plenário da Casa. Durante a discussão sobre essa operação de crédito, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) defendeu a criação, dentro do BNDES, de uma diretoria exclusiva para tratar dos créditos a micro e pequenas empresas. Dessa forma, argumentou, a instituição poderia repassar diretamente os recursos, como os liberados pelo BID, sem precisar da intermediação de bancos privados, "os quais já têm lucros extraordinários".
"Os bancos pagam taxas módicas ao BNDES, mas ao emprestar às micro e pequenas empresas cobram taxas de mercado", afirmou ele, cuja posição foi defendida por outros parlamentares, como Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Delcídio Amaral (PT-MS). O presidente da comissão, Aloizio Mercadante (PT-SP), atendendo a solicitação de colegas, convidará o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, para ir ao Senado explicar a atuação da instituição no que se refere às micro e pequenas empresas.
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou ontem um empréstimo de US$ 1 bilhão do BID ao BNDES. Os recursos serão utilizados para o financiamento de micro, pequenas e médias empresas.
Fonte: DCI - SP