icon
(47) 3326-3677

Blumenau / SC

icon
Atendimento

Segunda à Sexta
8h às 12h - 13h às 17h30

icon
Área Restrita

Exclusiva para Clientes

29/10/2004

CFC critica carga tributária elevada

  A carga tributária elevada não anda sozinha enquanto obstáculo para a expansão das empresas, segundo o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho. De acordo com ele, a burocracia não só atrapalha como tem peso importante na falência prematura das empresas. Coelho também está na presidência do 17º. Congresso Brasileiro de Contabilidade, que termina hoje no Mendes Convention Center.
  Coelho afirma que a categoria já encaminhou ao ministro da Fazenda, Antônio Palocci, documento em que aponta que o recolhimento de um número elevado de impostos está casado com um grande quantidade de prestação de informações acessórias, que chegam a dez por mês. Entre elas, estão documentos referentes a FGTS e contratações. ??As multas chegam a R$ 5 mil, o que não pesa para uma grande empresa, mas que podem inviabilizar uma microempresa??.
  Também em conversas com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, Coelho diz que a categoria defendeu o uso de uma certificação digital em substituição às senhas que os escritórios de contabilidade têm que disputar diariamente nos guichês dos postos do órgão em todo o País. ??A Receita está igual ao INSS e as filas também são grandes??.
  Enquanto muitas empresas e escritórios de contabilidade apanham da burocracia e do emaranhado de impostos no Brasil, a multinacional americana IOB-Thomsom fatura com a necessidade que os profissionais têm em se manterem em dia com a legislação contábil.
  A empresa mantém 1.050 funcionários entre economistas, contabilistas, advogados e jornalistas que trabalham especificamente em consultoria. Segundo o gerente nacional de Vendas, Carlos Eduardo Favilla, os serviços da empresa são voltados para as mudanças na legislação. ??O grande problema na área empresarial são mudanças na legislação, que chegam a ser diárias??. As alterações que costumam pegar contabilistas de surpresa podem vir por decreto, instrução normativa ou lei complementar. Por isso, lembra o executivo, o Diário Oficial é tão importante.
  O encerramento do congresso acontecerá hoje às 18 horas com presenças ainda a serem confirmadas do vice-governador Cláudio Lembo e do vice-presidente José Alencar, além da palestra de Antônio Lopes de Sá, que falará sobre Evolução e Perspectivas da Contabilidade.

Fonte: A Tribuna digital