MPEs não usam contabilidade a seu favor
"Há pouco tempo, fizemos um trabalho no Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) para detectar quais são os principais problemas dos pequenos negócios e descobrimos que existe uma falta de conhecimento de gestão, uma vez que 60% das micro, pequenas e médias indústrias não utilizam a contabilidade a seu favor", informou o site InfoMoney
O depoimento é do diretor do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria do Ciesp, Manoel Canosa Miguez. Para ele, a contabilidade é um dos principais instrumentos para a gestão das empresas.
"A contabilidade fica isolada da administração da empresa, deixada nas mãos de um contador. Mas, por meio dela, o empresário pode determinar o prazo médio de compras e vendas, calcular o tempo de produção e minimizar custos, controlando impostos e pagamentos a funcionários. Grandes empresas usam o artifício."
É verdade que o contador é quem faz o balanço, porém, é importante que o empreendedor saiba analisá-la. Essa é a opinião do consultor de finanças do Sebrae-SP, José Arimatéa Dantas, que compartilha do mesmo ponto de vista de Miguez.
"Ao analisar uma demonstração financeira, o empresário pode comparar seu negócio com outras empresas do mesmo setor, avaliar se houve evolução nos ativos de curto e longo prazo, nos passivos e no próprio patrimônio líquido da empresa."
"A falta de controle constitui um caminho para quebrar", acrescenta o consultor, ao lembrar que, embora, um bom fluxo de caixa favoreça essa análise, o balanço ainda é melhor. "O balanço deve funcionar como um instrumento gerencial."