icon
(47) 3326-3677

Blumenau / SC

icon
Atendimento

Segunda à Sexta
8h às 12h - 13h às 17h30

icon
Área Restrita

Exclusiva para Clientes

01/05/2008

4 milhões de retardatários são esperados pela Receita


O estudante Cláudio Lima procurou um posto da receita para tirar dúvidas sobre a declaração do pai.

Às 16 horas de ontem, o estudante Cláudio Brasil de Lima esperava ser atendido por um auditor fiscal da Receita Federal no posto de serviços da entidade, no centro de São Paulo, para sanar uma série de dúvidas a respeito de como fazer a declaração do Imposto de Renda (IR). Detalhe: o prazo para prestar contas com o fisco termina hoje.

Lima faz parte de um grupo de cerca de 4 milhões de contribuintes que deixaram para declarar no último momento. Eles podem enfrentar problemas para enviar os dados para a Receita, que habitualmente tem o servidor travado pelo elevado número de acessos no final do último dia.

Para esses contribuintes que ainda têm dúvidas ou não possuem toda documentação em mãos, uma saída é entregar a declaração o quanto antes, mesmo que incompleta. É possível salvar uma declaração enviada sem todos os dados, ou com informações erradas, fazendo uma declaração retificadora. Mas para quem deixa de prestar contas dentro do prazo há punição. Nesse caso, o contribuinte terá de pagar multa que varia de R$ 165,74 até R$ 20% sobre o valor do imposto devido, acrescido de juros de mora de 1% ao mês.

Heloisa Harumi Motoki, gerente contábil da consultoria Confirp, aconselha os contribuintes que necessitarem da retificação que faça esse procedimento o mais rápido possível. De acordo com ela, a Receita já começou a processar os dados do exercício de 2008. "Quando mais tempo o contribuinte levar para retificar os dados, mais chance de a Receita fazer o cruzamento com as informações incompletas por ele, o que o colocaria na malha fina", diz Heloisa.

Segundo a gerente contábil, após o dia 30 de abril, a declaração retificadora só poderá ser entregue pela internet. O procedimento para fazer a retificação é praticamente igual ao da declaração comum. A diferença é que no campo "Identificação do Contribuinte" deve-se informar que a declaração é retificadora. Também é importante informar o número do recibo da prestação de contas enviada incompleta ou com erro. "Após o dia 30 de abril, a retificação não permite que o contribuinte mude o modelo da declaração (completa ou simplificada)", diz Heloisa.

O estudante Cláudio Brasil dizia ontem que não precisaria apelar para a retificação. Os dados que faltaram ser enviados não eram os deles, mas do pai. "Minha declaração eu já fiz. O problema é que meu pai tinha esquecido a dele. Aí apareceram as dúvidas. Como ele é aposentado, não sei quais rendimentos declarar", disse o estudante ontem no plantão fiscal da Receita.

Já o engenheiro Paulo Lopes garantiu que sempre prestou contas com antecedência. Mas neste ano, ele se viu diante de uma novidade. "Recebi ações da empresa na qual trabalho e não sei como declará-las. Tentei resolver o problema antes, não deu certo, e acabei apelando para os auditores, para pedir ajuda", disse o engenheiro. Ele informou também que conseguiria enviar seus dados ainda ontem. "Deixar para o último dia é arriscado. Mas também não adianta declarar na primeira semana porque a Receita sempre faz alterações no sistema", disse Lopes.

O prazo para a entrega da declaração pela internet termina hoje às 20 horas. Quem entregar os dados em disquete, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, ou em formulários, nas agências dos Correios, deve ficar atento aos horários de funcionamento desses órgãos.

Até encerrar o expediente, ontem, a Receita Federal do Brasil havia recebido 20.028.625 declarações do imposto de renda da pessoa física ano-base 2007.